Como baixar e usar o Rufus para criar pendrive de instalação de diversos sistemas Operacionais.

Rufus
Rufus é uma ferramenta rápida e pequena para Windows, que permite formatar e criar pendrive, cartões de memória, dispositivo de armazenamento USB bootáveis de instalação e etc.
Rufus é útil para você criar uma mídia de instalação USB a partir de arquivos com extensão .iso bootavel, de sistemas operacionais com:
Arch Linux, CentOS, Clonezilla, Damn Small Linux, Debian, Fedora, FreeDOS, Garuda Linux, Gentoo, GParted, Hiren's Boot CD, KolibriOS, Kubuntu, Linux Mint, Manjaro Linux, NT Password Registry Editor, OpenSUSE, Parted Magic, Partition Wizard, Raspbian, ReactOS, Red Hat, rEFInd, Rocky Linux, Slackware, Super Grub2 Disk, Tails, Trinity Rescue Kit, TrueNAS CORE, Ubuntu, UEFI Shell, Ultimate Boot CD, Windows XP (SP2+), Windows Vista, Windows 7, Windows 8/8.1, Windows 10, Windows Server 2019, Windows 11 e vários outros.
Baixe o aplicativo no site:
Após baixar o Rufus veja onde salvou o arquivo, que geralmente fica na pasta Dowloads, clique duas vezes sobre o arquivo, caso apareça alguma pergunta clique em Yes (sim).
Ao abrir o rufus imagem abaixo, podemos mudar o seu idioma para português do Brasil.

Para mudar o idioma clique onde mostra na imagem acima "Muda idioma", conforme a imagem abaixo selecione o idioma desejado.

Próximo passo é criar um pendrive de instalação, para criar um pendrive de instalção precisamos do arquivo .iso de um sistema operacional para poder dar início.
Após baixado o arquivo .iso de algum sistema operacional de sua preferência, já com o pendrive no computador sem nenhum arquivo.
No primeiro campo veja se o pendrive esta selecionado no campo "Dispositivo".
No Campo "Seleção de Boot" deixe na opção que esta e clique em "SELECIONAR", para selecionar o arquivo .iso que será gravado no pendrive, procure na pasta onde salvou o arquivo .iso.

Na imagem abaixo no campo "Esquema de partição" Selecione MBR ou GPT.
MBR, que é uma sistema de arquivos mais antigo onde não permite criar partições maiores que 2TB.
Ao Selecionar MBR automaticamente o campo "Sistema de destino" já seleciona BIOS ou UEFI
BIOS é usado em computadores mais antigos que não possui sistema UEFI. Mas os computadores novos também pode rodar sistemas operacionais com BIOS ou com UEFI.
UEFI é recomendado para computadores mais novos que suporta o Windows 10 ou mais recentes.
Ao selecionar no campo "Esquema de Partição" MBR automaticamente o aplicativo seleciona o "Sistema de destino" Bios ou UEFI
Ao selecionar GPT, no campo "Esquema de partição", automaticamente o aplicativo seleciona no campo "Sistema de destino "UEFI".

Nas "Opções de Formatação", no campo "Nome do volume", se preferir dê outro nome ao pendrive ou dispositivo de armazenamento USB.
O restante pode deixar com esta, agora basta clicar em "INICIAR" para criar o pendrive de instalação.
Comentários
Postar um comentário